1º Seminário da Columbia University sobre Primeira Infância para Editores Brasileiros

Inscreva-se aqui

Estão abertas as inscrições do seminário intensivo sobre a primeira infância para editores de notícia do Brasil

Em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o Dart Center for Journalism and Trauma da Escola de Jornalismo da Columbia University está oferecendo um seminário intensivo de três dias para editores de notícias brasileiros de 23 a 25 de agosto de 2024, no Rio de Janeiro, com o objetivo de aprimorar a cobertura jornalística de saúde, educação, política, questões sociais e economia sob a perspectiva das crianças de 0 a 6 anos.  

O seminário é destinado a editores de todos os veículos de imprensa brasileiros interessados no desenvolvimento da primeira infância e no impacto de questões sociais na vida das crianças. 

As inscrições estão abertas, e o prazo para se candidatar é sexta-feira, 26 de abril, às 23h59. Dezesseis a dezoito editores de todo o país serão selecionados para esta oportunidade totalmente financiada. 

As políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos são cruciais para ganhos na saúde, educação e igualdade, tanto para indivíduos quanto para a sociedade como um todo. Pesquisas do ganhador do Prêmio Nobel de Economia James Heckman mostram que, para cada dólar investido na primeira infância, a sociedade economiza sete dólares. 

Além disso, o ano de 2024 é um ano eleitoral para os municípios, que desempenham um papel fundamental na execução de políticas públicas para a primeira infância. Portanto, conectar a imprensa e garantir a presença de editores no seminário é essencial para ampliar e qualificar a discussão sobre a causa em um momento chave, o qual impactará a vida de inúmeras crianças nos próximos quatro anos. 

O seminário incluirá palestras, paineis, atividades de jornalista para jornalista e outros, abordando temas como a neurociência do desenvolvimento cerebral precoce, parentalidade, saúde, educação e equidade. 

Palestrantes de seminários anteriores incluem pesquisadores e profissionais internacionalmente reconhecidos, como Dr. Jack P. Shonkoff, Diretor do Center on the Developing Child da Universidade Harvard, Dr. Charles Nelson III, Neurocientista e Professor de Pediatria da Universidade Harvard, e Juliana Prates, ex-diretora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. 

Será dada preferência a jornalistas que ocupam cargos editoriais de liderança em redações brasileiras (como editores executivos, editores-chefes, editores de editorias) em todo o país. 

A experiência profissional dos candidatos e o compromisso com uma cobertura jornalística inovadora sobre crianças são considerados, assim como diferentes tipos de organizações de notícias, como mídia tradicional, veículos locais e independentes, entre outros. 

O programa cobre os custos de transporte (aéreo ou terrestre), acomodações durante o seminário e refeições. 

Histórias apoiadas por este programa receberam prêmios internacionais de organizações como a Fundação Gabriel García Márquez e o braço alimentar da ONU (FAO). 

O seminário no Rio faz parte da Iniciativa de Jornalismo da Primeira Infância do Dart Center, lançada em 2017 para incentivar jornalistas de todo o mundo, incluindo no Brasil, a reportarem sobre crianças pequenas e seus cuidadores. Relatórios publicados podem ser encontrados aqui

Esse programa é apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Liderança do Programa 

A Bolsa de Jornalismo em Primeira Infância no Brasil do Dart Center é dirigida por Fábio Takahashi, ex-editor do jornal Folha de S.Paulo e fundador do Jeduca (primeira associação de repórteres de educação do Brasil).  

A experiente repórter multimídia, escritora e correspondente internacional Irene Caselli, especialista em primeira infância, direito reprodutivo e cuidadores, lidera a Iniciativa de Jornalismo em Primeira Infância do Dart Center.  

Mariana Kotscho é jornalista, tem 30 anos experiência como repórter e apresentadora de televisão, tendo trabalhado em diversas emissoras de TV de destaque no Brasil, incluindo TV Cultura e TV Globo. 

Daniela Tófoli é diretora editorial da Editora Globo, onde supervisiona as publicações Marie Claire, Quem, Crescer, Galileu, TechTudo, Casa e Jardim, Vida de Bicho e Monet. Ela é membro da Associação Nacional de Editores de Revistas. Seu trabalho tem se concentrado nas áreas de parentalidade, família, saúde e educação.

REQUISITOS DE CANDIDATURA   

Para se candidatar ao programa, você deve criar uma conta gratuita no Submittable. Por favor, candidate-se aqui.   

Para enviar uma candidatura completa, você precisará:   

  • Currículo / CV  

  • Biografia profissional 

  • Carta de interesse: Sua carta deve abordar seu trabalho como jornalista e editor, suas experiências profissionais na cobertura de crianças ou seu interesse nesse tópico, e por que você deseja participar desta oportunidade. (No máximo 2 páginas)